PRODUÇÕES LITERÁRIAS E CULTURAIS PARA CRIANÇAS E JOVENS

GRUPO DE PESQUISA – Homologado e certificado pelo CNPQ
Início: 2009
Líder: Profª.  Drª.  Maria Zilda da Cunha – FFLCH / USP
Linhas de pesquisa: Literatura e outras artes / Literatura e outras formas de saber

OBJETIVOS
Estudar as produções literárias para crianças e jovens, considerando sua relação com a cultura, com a história e a evolução social. Perspectiva que nos leva a pesquisar os liames que a literatura infantil estabelece com as outras artes, com as produções culturais, neste mundo representado por novos e diferentes meios de linguagens, novas mídias e diferentes suportes, o que requer atenção aos aspectos referentes à literaridade, considerando que o caráter estético/literário está não somente na perícia do uso da linguagem, como também nos elementos sócio-culturais.

Em última instância, a pesquisa pretende o aprofundamento das reflexões sobre as relações que as crianças (diante do hibridismo de códigos e linguagens) estabelecem com a linguagem literária, o que implica uma reflexão acerca da natureza e especificidade da literatura infantil e juvenil, tendo em vista a sua função social, ideológica e estética e a mediação necessária para a formação do leitor literário.

Ao buscar tal nível de correlação, estaremos operando nos domínios dos Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, no estabelecimento de relações intra e extra-literárias, enfrentando a complexidade de interação de linguagens e colocando em conexão diferentes sistemas e culturas e revitalizando semioses de produção, mediação e recepção.

————————————————————————–

PROJETO DE PESQUISA 2016
Linguagens do Imaginário e Reflexões sobre o Fantástico: Cinema e Literatura em Diálogo

————————————————————————–

Fase II (início em 2013)

Considerando as condições de leitura em nosso país, os desafios com que se deparam os professores, a imersão da criança e do jovem no universo cultural engendrado pelas novas tecnologias de informação e comunicação, as mídias que concorrem com as letras, faz-se necessário aprimorar instrumentais teóricos e analíticos para seleção de obras e para leitura crítica. O objetivo deste grupo em sua primeira fase, compartilhando a hipótese de ser a literatura uma forma de conhecimento da realidade, foi refletir sobre as temáticas contemporâneas, os diálogos intermidiáticos, a literariedade e qualidade estética dos textos, em face das revoluções de que participamos. Nesta segunda fase, o grupo desenvolve, com maior detalhamento estudos sobre as linguagens do imaginário, os diálogos que a literatura estabelece com outras expressões artísticas (Cinema, Pintura, Hipermídia), além de organizar instrumentais para o trabalho pedagógico com a formação de leitor literário.


PARTICIPANTES DO GRUPO

Profª. Drª. Maria Zilda da Cunha (coordenadora)
Universidade de São Paulo

Prof. Dr. Nicolau Gregorin Filho (pesquisador)
Universidade de São Paulo

Profª. Drª. Maria Auxiliadora Baseio (pesquisadora)
Universidade Santo Amaro

Profª. Drª. Maria C Maria Cristina Xavier de Oliveira (pesquisadora)

Prof. Dr. Cristiano Camilo Lopes (pesquisador)
Universidade Mackenzie

Profª. Drª. Ana Lúcia Brandão (pesquisadora)
Prefeitura do Município de São Paulo

Profª. Drª. Sandra Trabucco Valenzuela
Universidade Anhembi Morumbi

Profª. Drª. Lígia Regina Máximo Cavalari Menna (pesquisadora)
Universidade Paulista – UNIP

Prof. Dr. Sergio Paulo Guimarães (pesquisador)
Universidade do Minho – PT.

Prof. Dr. Ricardo Iannace (pesquisador)
FATEC

 

PESQUISADORES DISCENTES

Lourdes Guimarães (pesquisadora) –  USP
Nathalia Xavier Thomaz – USP
Joana Marques Ribeiro – USP
José David Borges Junior
Ricardo Medeiros Ramos Filho
Cristina Casagrande
Juliana Pádua Silva Medeiros
Andrea Castelaci Martins
Itamar Onório dos Santos
Rogério Bernardo da Silva
Renata Hograefe
Regina Ruiz
Maria de Lourdes Guimarães
Laís de Almeida Cardoso
Euclides Lins de Oliveira Neto
Samira dos Santos Ramos
Edna Alencar
Adriana Araldo
Lívia Galeote

 

TÉCNICOS EDUCACIONAIS E DE ARTE E TECNOLOGIA

Paula Leocádia Pinheiro Custódio – técnico educador
Maria Laura Pozzobon Spengler
Selma Simões
Isabella Ometto Lotufo
Ricardo Macedo
Fabiana Corrêa Prando
Erich Lie Ginach
Cibelle Aparecida da Silva Martins
Flávia Reis
Maria Aparecida Macedo
Renata Carvalho

 

Advertisements