LITERARTES

LITERARTES é a revista do grupo de pesquisa Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens da área de Literatura Infantil e Juvenil da FFLCH/USP.  Publicação periódica – em princípio, semestral  –  que visa a propiciar um espaço de reflexões sobre a arte literária e os  diálogos que vem estabelecendo com outras linguagens, outras artes e suportes.

A LITERARTES é uma revista democrática. Não há versão impressa. Dessa forma todo seu conteúdo está disponível on-line. Quem quiser pode baixar, imprimir, ler no celular, no tablet ou no computador. Para tanto, basta clicar aqui ou na imagem abaixo.

 LITERARTES n.6 (2016)
FANTÁSTICO E IMAGINÁRIO: DOSSIÊ MURILO RUBIÃO E SEUS ARREDORES

A sexta edição da revista Literartes homenageia o escritor mineiro Murilo Eugênio Rubião (1916-1991), principal expoente do gênero fantástico no Brasil, cujo centenário de nascimento foi comemorado em 2016.

>> Veja a edição n.6 completa.

 

 

 

 

 
__________

 

EDIÇÕES ANTERIORES

LITERARTES nº5 (2016)
DOSSIÊ:  LITERATURA E QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS: A TEMÁTICA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA

O quinto número da revista digital Literartes propõe uma reflexão acerca de questões étnico-raciais na Literatura para crianças e jovens, dispondo o olhar sobre as temáticas afro-brasileiras e indígenas. Com essa perspectiva, objetiva-se problematizar a natureza das representações étnico-raciais no âmbito da multiplicidade de culturas e identidades reveladas nas produções literárias e culturais destinadas a crianças e jovens.

A presença das temáticas afro-brasileiras e indígenas, na literatura infantil e juvenil, tem se intensificado muito em razão da lei 10.639/03, modificada pela lei 11.645/08, que tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, trazendo para a literatura a demanda de ser uma das áreas – além de Arte e de História – que pode materializar as práticas curriculares referentes à temática nas salas de aula de todo o país.

>> Veja a edição n.5 completa.

__________

ARQUIVO

Veja as edições anteriores
da revista LITERARTES

Advertisements