Exposição: passeio pela obra de Hans Christian Andersen

Exposição: passeio pela obra de Hans Christian Andersen na USP

expo_andersen

A Biblioteca Florestan Fernandes, da Universidade de São Paulo, abriu ao público a exposição de seu acervo constante da obra de Hans Christian Andersen, o mais famoso escritor dinamarquês. O evento ocorreu de 2 a 28 de na própria Biblioteca, no coração da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

No mês de abril, celebra-se em mais versos a literatura infantil. A data de 2 de abril é dedicada ao Dia Internacional do Livro Infantil em homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, que nasceu nesse dia. No Brasil, o notório escritor Monteiro Lobato, também tradutor e adaptador de vários contos de Andersen, nasceu em 18 de abril, quando se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil. Ambas as datas são motivo de estimulo à leitura desde a mais tenra idade. O autor de O Patinho Feio, A Princesa e a Ervilha, A Pequena Seria, dentre outros clássicos da literatura mundial, merece ser ainda mais conhecido pelos leitores brasileiros, razão por que os pesquidadores da faculdade de Letras da USP promoveram a exposição.

O evento foi destinado ao público em geral, particularmente aos alunos da Rede Oficial de Ensino. Essa é uma iniciativa de alunos de pós-graduação do Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, sob a coordenação da Profª. Dra. Maria Zilda da Cunha, coordenadora do Grupo de Pesquisa de Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens (GPPLCCJ), e sob a organização do doutorando Euclides Lins de Oliveira Neto, que pesquisa Hans Christian Andersen.

Os pesquisadores recolheram valiosas obras de autoria de Andersen no acervo da Biblioteca Florestan Fernandes, teses e dissertações de temas afins, objetos e recortes de jornais para a referida exposição.

A comissão de curadoria e realização foi composta pelos alunos: Euclides Lins de Oliveira Neto (doutorando), Paulo Cesar R. Filho (mestrando), Cristina Casagrande (mestre), Dra. Avani S. Silva (Estudos caboverdianos); Marinês S. Mendes (assessoria do CELP-USP).

A exposição contou com o apoio da BFF (FFLCH-USP), Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, CELLP e Grupo de Pesquisa de Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens (GPPLCCJ).

Esta é mais uma iniciativa do Ciclo de Palestras “O Fantástico e seus Arredores” do Grupo de Pesquisa em Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens (GPPLCCJ).

(Euclides Lins – euclideslins2@yahoo.com.br)

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s