mo(n)stra fantástica de cinema

monstra1 a 4 de Dezembro de 2015

MOSTRA DE CINEMA

Acontecerá, de 1º a 4 de dezembro, no prédio da Letras (FFLCH/USP), a 1ª MO(N)STRA FANTÁSTICA DE CINEMA. A mostra é resultado de pesquisas realizadas pelos alunos do curso de pós-graduação Linguagens do Imaginário e Reflexões sobre o Fantástico: Cinema e Literatura em Diálogo ministrado pela Prof.a Dra. Maria Zilda da Cunha, em parceria com a Prof.a Dra. Maria Cristina Xavier de Oliveira e colaboração do Prof. Dr. Ricardo Iannace. A mostra trará filmes de longas e curtas-metragens em que elementos pertencentes à constelação do insólito engendrarão o universo do fantástico, do mágico, do absurdo, do maravilhoso, e da fantasia. Essa mostra levará ao público não só a exibição dos filmes, mas também proporcionará uma reflexão acadêmica; ao final de cada exibição, os alunos do curso da pós-graduação debaterão o longa e/ou curta, tendo em vista o material teórico estudado e trabalhado nas aulas. A mostra contará também com a participação de convidados especialistas, palestrantes e estudiosos da área de literatura e cinema, com o objetivo de estimular o público a participar das reflexões.

Será possível conferir cerca de 13 títulos, entre longas e curtas, divididos em quatro temáticas: Era uma vez… O fio do fantástico na trama do maravilhoso…, Curta Murilo e o Fantástico na Produção Nacional, Insólito no Fantástico e O Fantástico no Cinema de Terror.

O maravilhoso será contemplado, em seus diversos aspectos similares e distintos, com os curtas Little Red Riding Hood, de David Kaplan, Red, de Jorge Jaramillo e Carlo Guillot, Red Hood, de Navin Dev e O Fio da Aranha, de Atsuko Ishizuka; e com o longa Alice do diretor Jan Svankmajer.

Abrindo as comemorações do centenário de Murilo Rubião, principal representante do fantástico no Brasil, a programação Curta Murilo apresenta quatro curtas-metragens nacionais: O Ex-mágico da Taberna Minhota, de Rafael Conde, e O Ex-Mágico, de Olimpio Costa, além das produções Quinto Andar, de Marco Nick, Miúda e o Guarda-chuva, de Amadeu Alban e Jorge Alencar.

A presença do insólito de forma mais destacada ficará por conta de dois curtas: A Ponte, de Claudinei de Morais, e Madame Tutli Putli, de Maciek SzczerbowskiChris Lavis; e do longa Salada Russa em Paris, de Youri Mamine.

E para encerrar a mostra, o público poderá acompanhar o fantástico no gênero terror com a trama do filme O Orfanato, Juan Antonio Bayona, que apresenta uma série de eventos de natureza incerta, situados entre os limites da realidade e do sobrenatural, tanto do ponto de vista do enredo (narrativa) quanto do ponto de vista da técnica cinematográfica provocando o medo e a dúvida no espectador.

As exibições/apresentações terão início sempre às 14h.

Prédio da Letras (FFLCH/USP)
Av. Professor Luciano Gualberto, 403.
Sala 266 (nos dias 1, 2 e 3)
Sala 107 (no dia 4)

Entrada Gratuita

INSCRIÇÕES
Os interessados devem se inscrever pelo site:
http://celp.fflch.usp.br/inscricoesmonstrafantastica2015

Mais informações: celp@usp.br

A 1ª MO(N)STRA FANTÁSTICA DE CINEMA tem apoio do Grupo de pesquisas Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, nos Estudos Comparados de Literatura de Língua Portuguesa, na área de Literatura Infantil e Juvenil e do Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s