Diálogos híbridos na formação do leitor literário: teoria, prática e experimentação

dialogoshibridosCURSO DE ATUALIZAÇÃO 

Público-alvo: professores da rede pública e privada, agentes culturais, profissionais e pesquisadores que lidem com a formação de leitores e/ou o hibridismo de linguagens.

Objetivo: contribuir para a formação continuada de educadores, pesquisadores, que, de uma maneira geral, operam com o desenvolvimento do leitor literário, no atual contexto cultural, em que as linguagens híbridas e o diálogo interartes predominam. Por meio de salas de aula laboratoriais, o projeto propõe um trabalho experimental com o diálogo e a interação entre artes e linguagens híbridas, realizando, para tanto, oficinas específicas que permitirão não só refletir teoricamente sobre o diálogo interartes e entre linguagens, mas também ter a oportunidade de vivenciar na prática tais diálogos.

Duração: 2 semestres com 24 sábados de aula, 4 horas por sábado – das 9h00 às 13h00.

Módulos de teoria, prática e experimentação: as aulas laboratoriais serão divididas em 6 módulos (de abril a outubro de 2013), cada um correspondendo a 1 mês/4 sábados, com: 96 horas de aulas teórico-práticas (presenciais), 40 horas de aulas a distância e suporte online, 44 horas dedicadas à produção dos participantes, totalizando 180 horas.

Início/término: abril a novembro de 2013

Data do início: 13/04

Vagas oferecidas: 30

Normas para inscrição
Possuir diploma de graduação ou certificado de conclusão em qualquer área de conhecimento, obtido em instituições de ensino superior, nacionais ou estrangeiras, de acordo com a Resolução 02/2007, de 18/06/2007, do Conselho Nacional de Educação.

Documentos a serem entregues no ato da inscrição
– Currículo Vitae
– RG – Cópia simples
– Cópia simples do Diploma de Graduação (frente e verso na mesma folha) – Não serão aceitos Atestado de Conclusão sem Colação ou Atestado de Provável Bacharel
– Carta de intenção à coordenação justificando a escolha do curso

Critério de seleção: A seleção do candidato será realizada mediante análise de currículo vitae e carta de intenção a serem entregues juntos com a ficha de inscrição.

Informações sobre a Secretaria do Evento
Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa (CELP-USP)
Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, sala 101
Tel. 3091-3751  email: celp@usp.br
Comissão de Cultura e Extensão Universitária

Inscrição: de 26/02 até 28/03/2013 (na semana da Páscoa as inscrições deverão ser realizadas até as 18h)

Taxa de inscrição: R$15,00
obs: o valor da taxa de inscrição não será devolvido.

Taxa de matrícula: R$ 100,00 (correspondendo aos dois semestres)

Desistência: O aluno desistente deverá comparecer à Secretaria ou ligar no telefone (11) 3091 37 51 no prazo de 07 dias antes do início do curso para que possamos atender outros inscritos em lista de espera.

Avaliação: trabalhos propostos ao longo do curso e a participação no documentário a ser produzido ao longo do curso.

Frequência mínima: 85% do curso.

Certificados: serão emitidos mediante aprovação e frequência mínima.

Local: as aulas teóricas e experimentais serão realizadas na Universidade de São Paulo – na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), em salas-laboratório, devidamente equipadas para a realização das atividades que o projeto propõe.

______ 

MÓDULOS OFERECIDOS AO LONGO DOS DOIS SEMESTRES:

MÓDULO 1: Narrativas – o ato de contar e ler histórias: do oral ao virtual.
Professores responsáveis: Profa. Dra. Maria Zilda da Cunha(USP) e Profa. Dra. Maria Auxiliadora Fontana Baseio (UNISA).

 MÓDULO 2: Imagens, história da arte e fotografia: enredos plásticos – da pré-história à realidade dos múltiplos códigos visuais.
Professores responsáveis:  Profª. Drª. Cristina de Oliveira e  Profª. Lourdes Guimarães

MÓDULO 3: Figuras: estáticas, textuais, sequenciais e em movimento – a relação do texto e das figuras nos livros ilustrados; a sequencialidade dos quadrinhos; a dinâmica dos desenhos animados e dos animes.
Professores responsáveis: Profª. Drª. Cristina de Oliveira e Profª. Lourdes Guimarães

MÓDULO 4: Som e imagem – a magia do audiovisual, as narrativas fílmicas, as adaptações literárias para obras audiovisuais e vice-versa, animações computadorizadas.
Professor Responsável: Dr. Sérgio Paulo Guimarães de Souza (UNIVERSIDADE DO MINHO)

MÓDULO 5: O jogo em cena – a construção narrativa no complexo mundo dos games, RPGs e jogo teatral.
Professores responsáveis:  Profª. Drª. Cristina de Oliveira e  Profª. Lourdes Guimarães

 MÓDULO 6: Labirintos de linguagens na hipermídia – novas formas de ler, ver e fazer arte.
Professores responsáveis:   Profª. Drª. Maria Zilda da Cunha e  Profª. Drª. Maria Auxiliadora Fontana Baseio

Durante a realização dos módulos, haverá palestrantes convidados para a discussão de assuntos específicos. Com base nas aulas, nas produções práticas dos participantes, realizadas ao longo do curso, será realizado um vídeo documentário.

 Mostra de videoarte: ao término do curso, propõe-se a realização de uma mostra, na USP, em que sejam divulgadas produções elaboradas pelos participantes do curso, além da apresentação de um documentário artístico-literário, que abarque grande parte dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante os dois semestres. O vídeo-documentário ficará à disposição para consultas e empréstimos. Os participantes assinarão termo de concordância de participação no documentário, bem como da divulgação dos trabalhos desenvolvidos ao longo do curso.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s